sábado, 13 de dezembro de 2014

Um Livro e um Filme

Hoje a dica de filme é: A Separação



 
                                         


Essa semana a Comissão Nacional da Verdade entregou a nossa Presidente um documento com os responsáveis por torturas, mortes entre outras punições durante o período da ditadura militar.


E para contrastar com esse tema de ditadura, opressão e abusos resolvi postar hoje temas parecidos mas em em outro lugar do mundo, no Irã. Lá as pessoas vivem em um sistema político que é bem radical, onde existem certos tipos de punições bem graves como tortura, estupro e assasinato.O filme A Separação conta a história de Simin a esposa que quer um futuro melhor para sua filha e acredita que no Irã ela não vai ter isso, já seu marido Nader não quer sair do país pois precisa cuidar de seu pai idoso que tem Alzheimer e não consegue se cuidar sozinho, então os dois decidem que se separar é melhor. Porém o juiz nega o divórcio pois não há motivos suficientes para eles se divorciarem.
Então Simin sai de casa, sem sua filha pois esta escolhe ficar com o pai e aí Nader contrata uma empregada para cuidar de seu pai enquanto ele fica fora trabalhando, a partir disso que começa se desenrolar a trama, pois esta empregada vai causar muita confusão na vida do casal, principalmente em Nader que vai ficar bem encrencado.Bom, é um filme que conta um pouquinho como é a vida lá no Irã, a dificuldade de enfrentar duras leis e como que por conta de coisas mal entendidas se desenrolam muitos outros problemas que nunca imaginariam. Um bom filme, até ganhou um Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, e é claro o governo do Irã não gostou nada do filme e criticou algumas coisas, mas isso já era de se esperar né.



E para continuar com o tema, o livro de hoje se chama Persépolis, que também se passa no Irã e é um livro diferente pois é feito em quadrinhos, e por isso por mais que trate de assuntos bem difíceis é de uma leitura bem leve, e até divertida em alguns momentos.


O livro é sobre Marjani Satrapi, uma garotinha que conta como é viver no Irã( na época, 1970 até o final de 1990), Marjane é de uma família bem politizada que lutava por uma revolução e desde criança se interessa por política e tem diversas reações com o que acaba descobrindo na política de seu país.

Achei o livro bem interessante pois como disse antes, é de fácil leitura e nos faz entender melhor como é viver naquele lugar, além de ser divertido em algumas partes, como nas conversas em que ela tem com Deus e suas atitudes extremas que ela tem quando descobre algo, é uma visão diferente do que estamos acostumados, como em jornais e na televisão, por isso indico.


Aqui um trecho do livro que achei divertido:





O livro já conta com um filme com o mesmo nome, Persepolis que também já vi e achei muito bom, você encontra este filme facilmente no YouTube  ou na net em geral, bom aqui vai um trailer do filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário